Seja bem-vindo ao Anajele !

Aqui quem comanda o blog é a Ana Maria, as Jéssicas e a Letícia =)



Temos algumas perguntinhas pra você!



Por que você usa roupa de marca?



Por que seu óculos é parecido com o da Angelina Jolie?



Por que você ouve "Ela tah de saia", mesmo sem gostar da letra?



Por que você usa shampoo Seda ?



Por que que em ano de copa todo mundo vira BRASILEIRO ?



Se você nao sabe as respostas, nós te ajudaremos =)













Pesquisar no blog

segunda-feira, 24 de maio de 2010

O humor persuasivo

Como mostrado na última postagem sobre o currículo engraçado, o efeito persuasivo muitas vezes é baseado nos artifícios humorísticos. Desse modo, há maior aceitação do público, pois o humor possibilita uma abertura na mente do receptor. Essa abertura ocorre no momento em que o receptor se diverte ao assistir determinada propaganda, aula, ler um livro, revista, ou em outros casos, pois assim ele fica alegre, o que faz com que a persuasão atue sobre ele com determinada leveza e de maneira aparentemente inofensiva. Afinal, quem não gosta de assistir uma propaganda ou aula engraçada? Mesmo que o produto anunciado ou o conteúdo didático da aula seja pouco interessante, a persuasão humorística consegue, na marioria das vezes, tornar o massante em prazeroso.

ACESSEM O LINK ABAIXO. É um exemplo de persuasão humorística que vale a pena ser conferido.

http://www.youtube.com/watch?v=XRh0JJwBq1g

Caso você tenha visto o vídeo acima, percebeu como uma propaganda pode misturar a persuasão com o humor, mesmo se tratando de um assunto pouco incitante, os seguros para veículos. Nesse caso, foi justamente o lado humorístico que tornou essa propaganda realmente efetiva, já que ela fugiu do lugar comum, em que são mostradas as qualidades de determinada seguradora de veículos, e partiu para a consequência (engraçada e trágica simultaneamente) de não se ter um seguro eficiente.

-> Além de propagandas de companhias de seguro, como a exibida no vídeo, o humor persuasivo pode ser encontrado em muitos locais diferentes, já que para ele não há barreiras de tipo ou assunto. Confira a imagem abaixo:


Gostou da persuasão das vaquinhas? Esse é um estilo atípico de persuasão humorística, pois utiliza animais para persuadir, mas como pode ser visto, ela segue a regra por ser engraçada. Nesse caso, além do humor, a imagem também trabalha a emoção dos receptores, já que as "vacas" servem de alimento para os homens e estão pedindo, de uma maneira cômica, para que os homens comam mais frango, o que as livraria da futura morte. Desse modo, novamente, o humor serviu para tornar um assunto mais pesado em leve, visto que trabalha a morte animal com uma pitada de bom humor. 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_bFwiDhb_wIvcxCPjYs9ttBy_uBkRpUsLxKeiA59lKAjyiA1B7oq6HPbWYLDjQ93Noe7OT_xW73RWwfyFYfWO2ojKOaKXcfc5Lgc5rZYo6fl8BeisHfntsjAl4psJho0xtBrR9I4_bxX-/s320/persuas%C3%A3o+3.bmp 

E como mais um exemplo desse humor persuasivo tem-se: 

 
Mesmo que essa imagem não nos mostre uma campanha contra a dengue verídica, ela serve para mostrar como que muitas das propagandas governamentais poderiam ser mais instigantes como essa, para que assim atingisse um público maior. Não digo que as propagandas de campanhas governamentais deveriam ser extremamente engraçadas como a do porquinho acima, mas acredito que com uma dosagem maior de bom humor, muitas das propagandas governamentais seriam mais efetivas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário